SER MÃE É ...




Raphael Santana

Ser mãe é ... ser amorosa, parceira, doce, imaculada, atenta, carinhosa, única, incondicional, etc e tal, mas ser mãe é também ter obrigação de ser mais esperta que os filhos. Explico.
O 04 até bem pouco tempo era muito chato para comer. Todos os dias levava horas diante do prato de comida, a não ser que o menu do dia atendesse pelo nome de Macarrão. Comprometida com a causa materna como sou, achava, acho, meio absurdo sucumbir aos caprichos das crianças e servir seus desejos alimentares rotineiramente. Além disso, o papel de bruxa já andava, anda, me cansando bastante, confesso. Ah! Sim, esqueci de mencionar, mas ser mãe também é ser histérica, estressada, preocupada, desconfiada, carente, exagerada, brava, pegajosa, alguém que grita, berra, consegue assustar toda a vizinhança de uma só vez, do jeitinho que mostra o filme “Minha mãe é uma peça”. Selvagem!!! 
Bom, mas um dia ouvindo uma entrevista na TV sobre diplomacia, questões de guerra, disputas e coisas afins, o tal especialista disse a pérola que iria mudar a minha vida: “Para evitar determinadas situações, devemos observar bem o oponente e usar tanto os defeitos quanto as qualidades a nosso favor. Bater de frente é uma atitude pouco inteligente, que não leva a nada e só gera conflitos.” Uau! Senti que ele estava falando comigo. Para mim.  Tenho certeza que nada é por acaso. Ou seja, eu precisava ser mais esperta que o inimigo (neste caso, meu filho) e usar contra ele tudo aquilo que ele mais ama, sem que ele pudesse perceber que aquilo que ele mais ama iria levá-lo a fazer o que ele mais odeia, que é comer o que eu (a Mãe) acho super importante para um crescimento saudável. Bingo! Perfeito! Conclusão dos fatos?  Assim que pude chamei a professora de futebol para conversar e pedi que ela fizesse uma pequena palestra sobre a relação Alimentação X Desempenho Esportivo.  Adivinhem? Ela topou e foi muito legal. Tanto a reação dela frente a minha demanda, quanto a reuniãozinha que promoveu com a turma. Desde então, meu pequeno jogador come que é uma beleza. É verdade que as verduras ainda sofrem certo preconceito por aqui mas, é uma questão de tempo. Até porque, para jogar bola no clube do coração, meu garotinho faz qualquer negócio.

Até a próxima!


Paula Santtana