O DIA DE SOGRA



Google Iamgens

02 beijou na boca. Deixou de ser BVL. (Beijo Virgem de Língua). Confesso que quase caí dura. Chocada com a sigla denominativa e com o fato em si também, claro. Esta geração é tão preguiçosa que o que podem abreviar ... Tenho a impressão que se houvesse a oportunidade, abreviariam tudo na vida.
Quem descobriu as evoluções de 02 foi 04. O caçula chegou branco ao banco em que eu estava sentada e disse: “ Mamãe, meu irmão esta se agarrando lá no canto com uma garota. Meu Deus do Céu.”  Tadinho. Ficou assustado com a cena. Eu mais ainda com a novidade. Compreensivo o espanto do pequeno já que, dependendo do angulo e da pureza mental, até parece briga. Interessante a reação do irmão mais novo diante do mais velho. Um misto de ciúmes, nojo, rejeição e admiração.  É assim que percebemos o quão em vão são os nossos cuidados com o primeiro filho. Tanto zelo, tanta frescura. Nada de refrigerantes, doces, mamadeiras sem fervura, programas de TV inadequados e tudo isso para? Chegar no segundo, terceiro, quarto e tudo fugir completamente ao controle.
“Mamãe, aquela garota é a namorada dele?”. Gelei. Vou dizer como para um garotinho de seis anos que a menina é a “ficante” do irmão? Não consigo ser tão moderninha como mãe, quanto sou na vida real. A minha geração já trocava bastante de parceiro, a AIDS não me permite mentir, mas pai e mãe precisam manter uma certa postura. É mais prudente. Para nós, eu acho. A verdade é que não sei como explicar certas coisas. Ele nem sabe para que servem as vogais ainda? Selvagem! Por isso chamo de “Adorável Mundo Selvagem”. Tipo Selva mesmo. Estou indefesa diante dos leões em muitas situações.
Quanto ao Pré Adolescente? Dói ver o crescimento dos filhos. Na alma. E no melhor sentido, afinal é inevitável. Amadurecer implica dentre outras coisas adquirir independência, autonomia e, aceitar o corte definitivo do cordão umbilical, é sofrido. E sem hipocrisia? Qual é a mãe, a mulher, que curte a ideia de virar sogra? Tudo bem, a gente vai para análise, trabalha a cabeça,  lê, mas é duro. Uma função ingrata e mal vista desde os primórdios. E o dia de sogra chega sem pedir licença, sem estarmos preparadas para isso. Selvagem, Selvagem, Selvagem, repito. Graças a Deus existe a genialidade de Freud e do Dr. Ivo Pitanguy para suavizar o meu caminhar por aqui.

Até a Próxima!
Paula Santtana





Google Imagens